Risoto de Sardinha

A Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) sugere preparar uma receita de dar água na boca para a entrada do almoço com a família ou num jantar especial: Risoto de Sardinha. A receita conta com tomates para caprichar na apresentação e demora apenas 20 minutos para ficar pronta.

O Risoto de Sardinha é bem simples de preparar. Basta fazer o molho, misturar os ingredientes por cerca de 5 minutos em fogo médio e depois acrescentar e misturar o arroz já cozido. Após esse procedimento, a dica é cortar o topo dos tomates, retirar o miolo e servir o risoto dentro da fruta, dando um toque criativo e sofisticado à receita.

A sardinha enlatada é rica em Ômega 3, uma gordura do bem que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais, como o acidente vascular cerebral (derrame) e a arritmia cardíaca, ativa a memória e diminui o nível de colesterol e ansiedade.

A sardinha enlatada possui ainda mais uma vantagem do que a in natura: a espinha, normalmente retirada quando o peixe é comprado fresco, é cozida dentro da lata de aço. Esta parte da sardinha deve ser consumida, pois é rica em cálcio, mineral fundamental para a saúde dos dentes e dos ossos. Na lata a espinha fica mole e fácil de mastigar, engolir e digerir.

O peixe em lata de aço pode ser consumido diretamente da lata ou pode ser utilizado como ingrediente em pratos e molhos como o Risoto de Sardinha. Outro diferencial é a sua conservação. Ela dura até 36 meses sem a necessidade de refrigeração, enquanto a versão natural, se congelado, dura apenas seis meses. A lata de aço preserva todos os nutrientes, mantém o sabor do alimento e dispensa o uso de conservantes e aditivos químicos.

Confira abaixo a receita completa.

Ingredientes:

– 2 xícaras de arroz cozido (já pronto)

– 2 latas de sardinha (em óleo)

– 1 tomate (picado)

– ½ cebola (picada)

– Cheiro verde a gosto (picado)

– Azeitonas

– 3 colheres de sopa de azeite extra virgem em lata.

Modo de Preparo:

1 – Frite a cebola em 2 colheres de sopa de azeite.

2 – Pique as azeitonas.

3 – Aqueça o restante do azeite em uma panelinha, junte os filés de sardinha desmanchados, acrescente o pimentão e cozinhe por cerca de 5 minutos, em fogo médio, apague o fogo e adicione as azeitonas picadas, misturando bem.

4 – Misture o arroz cozido com esse molho, verifique e acerte o sal.

5 – Corte o topo de 8 tomates e retire o miolo.

6 – Coloque de 2 a 3 colheres de risoto e leve ao forno por mais 5 minutos e pronto.

Rendimento: 8 porções

Calorias: 154 Kcal

Dificuldade: Fácil

Tempo de Preparo: 20 min