Saber se maquiar é fundamental para ter a beleza realçada ou criar um novo look, seja ele para uma festa ou para o dia a dia. A maquiagem precisa ser aplicada da forma correta para o resultado final, pois é o primeiro item a ser notado na aparência da mulher. Para evitar erros comuns que possam ressaltar as imperfeições do rosto ou deixar a aparência pesada, é preciso tomar alguns cuidados.
Camilla Moraes, maquiadora e consultora da megastore online Netfarma (www.netfarma.com.br), dá algumas dicas.
Avalie o tom da pele: Cuidado ao escolher uma base ou corretivo, pois são produtos precisam ser do tom exato da sua pele. Se forem claros demais, a maquiagem destoa e fica pouco natural. Para ter a certeza do tom correto, teste o produto aplicando um pouco na pele do rosto, esfume e verifique se o produto ainda pode ser notado. Se for possível notar a diferença entre o produto aplicado e sua pele, é sinal de que o tom é claro ou escuro demais.
Calcule bem a quantidade: Use os produtos na quantidade ideal. Para quem tem olheiras, por exemplo, usar corretivo em excesso não vai aliviar o problema. Aplique na região abaixo dos olhos, mas na quantidade certa. Para garantir que não haverá exageros na hora da aplicação, vale usar a técnica do triângulo: desenhe um triângulo a partir das extremidades das pálpebras inferiores e siga com o produto até a altura da ponta do nariz, formando um triângulo invertido com o centro vazio. Depois espalhe dando leves batidinhas. Cuidado também com a base, que deixa a aparência do rosto pesada se houver exagero. Também não vale tentar economizar no produto aplicando muito pouco, o resultado não ficará bom! Use seu bom senso.
Saiba aplicar a sombra: Se for bem utilizada, a sombra escura ajuda a compor um visual interessante. No entanto, se aplicada de forma errada, pode simplesmente arruinar o look. Para realçar os olhos, escureça a raiz dos cílios superiores com um produto na cor preta ou marrom (sombra ou lápis) e esfume um pouco.
Evite borrões no batom: Na hora de aplicar o batom, evite fazer borrões e, se necessário, utilize um pincel para os lábios. Faça o contorno primeiro, com um lápis de boca no mesmo tom, e depois preencha o centro com o batom. Outra dica é aplicar uma pequena quantidade de pó compacto nos lábios antes de passar o batom, isso ajudará a mantê-lo por mais tempo.
Cuidado com o blush: Há diversos tipos de blush no mercado (líquido, em creme, em pó ou em bastão). Para saber qual se adapta melhor à sua pele, teste várias opções. Para os blushes em pó, o ideal é usar pinceis. Já as versões em creme e líquido podem ser espalhadas diretamente com os dedos. Cuidado para que não fique marcado demais na pele, esfume sempre após aplicar e espalhe nas maçãs do rosto, na direção das orelhas. Outra dica em relação ao blush: pegue pouco produto e aplique várias vezes, é a melhor forma de não manchar a pele e conseguir o efeito natural e esfumado.
Firmeza no delineador: A saga mais difícil para as iniciantes na maquiagem é fazer o delineado perfeito: traçar da forma que se quer – fino, grosso, gatinho -, sem borrar e sem deixar um lado diferente do outro requer bastante prática. Mas um truque amigo para quem não tem firmeza nas mãos é delinear primeiro com um lápis e só depois marcar com o delineador. As versões em pincel ou caneta também ajudam na hora de fazer o traço.
Não exagere no rímel: Na hora de aplicar a máscara de cílios, comece pela raiz em movimentos de vai e vem, para envolver as laterais do fio. Com a sobra do aplicador, leve o pincel delicadamente para as pontas, para não grudar. Se os cílios grudarem, separe com pincel especifico para pentear cílios. Se fizer bolinhas nas pontas, retire rapidamente antes que seque. Evite utilizar um rímel que esteja fora do prazo de validade, que em geral fica seco demais para ser aplicado.
Aposte no primer: Garante maior durabilidade da maquiagem, por isso vale a pena investir. Deve ser passado depois do hidratante com fator de proteção, ou na sequência do filtro solar. Esqueça o pincel, o primer deve ser aplicado com as mãos, massageando as regiões com linhas finas e poros abertos. Para garantir a longa duração, finalize com pó compacto.
Preencha a sobrancelha: Use uma sombra ou um lápis para desenhar, reforçar o contorno da sua sobrancelha ou esconder eventuais falhas. Não é bom optar por produtos da cor preta, pois ficam muito marcados e com uma aparência artificial. Por isso, quem tem a sobrancelha mais escura deve usar produtos de tom marrom, enquanto quem tem os pelos mais claros deve usar tons mais acinzentados. Para deixar o resultado ainda mais natural, após passar a sombra ou o lápis, esfume a sobrancelha com um pincel chanfrado.
Maquiagem HD (High Definition)

Beautiful young happy fashion model at beauty treatment applying professional makeup. Isolated on whie background
Beautiful young happy fashion model at beauty treatment applying professional makeup. Isolated on whie background
: De cobertura leve e fácil aplicação, a maquiagem HD dá um aspecto natural e uniformizado ao rosto. Ela cobre todos os poros e tem maior durabilidade que a maquiagem comum, pois foi elaborada para resistir ao calor, permanecendo impecável durante várias horas. No entanto, ao optar por usar esse tipo de maquiagem, é necessário tomar alguns cuidados. Para que o efeito seja perfeito, é preciso que, além da base, o corretivo e o pó também sejam HD. Por isso, nada de misturar produtos HD com maquiagem comum. Também não pode ser aplicada com esponjas ou dedos. É necessário um pincel, para evitar marcas e garantir que a pele fique uniforme.

*Camilla Moraes é maquiadora há 12 anos e consultora Netfarma. Instagram: @camoraesmake

Sobre a Netfarma – Um dos maiores e-commerces de saúde do Brasil, a megastore 100% digital comercializa todos os produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria, beleza, medicamentos, dermocosméticos e suplementos alimentares, para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil. Através do site http://www.netfarma.com.br,

Anúncios