Natália Menezes Costa
Natália Menezes Costa

Evento exibirá criações de nove alunos de escolas de moda de todo o país. Tomie Ohtake inspira coleção.

Natália da Silva Menezes Costa, 19 anos, aluna de aprendizagem em confecção e moda do Senai Modatec, do Horto – bairro de Belo Horizonte, é a única representante de Minas no Brasil Fashion. Nesse projeto, que está em sua segunda edição, nove alunos, selecionados em todos as escolas de moda do Senai do país, apresentam as minicoleções que criaram para o evento – que acontece no próximo Worldskills, em agosto, em São Paulo.
Natália Costa, que nem esperava se classificar, está em ritmo pesado de treinamento, produzindo as peças e aguardando novo encontro com seu orientador, o estilista Ronaldo Fraga (Lino Boaventura e Alexandre Hercovitch orientam os outros participantes). “Com o tema que me deram, “influência do mundo no Brasil”, criei o subtema influência do Japão sobre nós. Busquei inspiração no jardim japonês. O Ronaldo Fraga me aconselhou que inserisse a artista Tomie Ohtake no meu trabalho” contou, que pesquisou sobre a obra da artista e como poderia adaptá-la a sua criação.

Brasil Fashion é um projeto patrocinado pelo Senai Cetiqt, e promove a integração de alunos e ex-alunos com a indústria e com o mercado de trabalho. Isso é feito ao estimular a qualificação profissional e dar visibilidade a novos talentos. Como Natália, que entrou para o curso do Senai Modatec para ver se gostava mesmo tanto assim de moda. Nas aulas ela se destacou, e seu supervisor técnico convidou-a para participar da seleção do Brasil Fashion. Foram contabilizadas 53 inscrições de 15 departamentos regionais, e nove foram escolhidas por uma banca julgadora. Natália enviou croquis da coleção inspirada no tema “2ª Guerra Mundial” no fim de maio. “No fim de maio mesmo me ligaram para dizer que tinha sido escolhida. Foi uma surpresa, na hora fiquei anestesiada”, conta.

Hoje Natália treina intensamente sob a supervisão de professores e de seu orientador. Ela trabalha para transformar seus croquis nas peças de roupa que imaginou. O tempo é curto, mas ela arranja tempo para explicar como é seu processo de criação, inspirado na artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake. Na pesquisa sobre sua obra, soube que Ohtake gostava de trabalhar com formas, e que estas pediam uma cor determinada. “Quando ela chegou ao Brasil, achou tudo muito iluminado, com cheiro e gosto de amarelo. Resolvi colocar o amarelo na minha cartela de cor, junto com o vermelho e o cinza do concreto, que ela usava muito”, disse Natália, ansiosa por ver sua criação ser exibida na passarela por top models e new faces para jornalistas, empresários, e formadores de opinião do mundo da moda no dia 13 de agosto.

Workdskills
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo. Competidores de mais de 60 países simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Será realizada em São Paulo, de 11 a 16 de agosto.
Fonte: Imprensa Sistema FIEMG http://www.fiemg.com.br

Anúncios