Cremoso e de sabor delicado, o ingrediente é uma especiaria tipicamente italiana apreciada no mundo inteiro. No Brasil é encontrado em casas especializadas e internet. É resultado da mistura do mel tradicional à trufa branca (mais rara de todas) e garante receitas saborosas e sofisticadas. 

O chef italiano Domenico Cardamuro, proprietário do Domenico Pizzeria e Trattoria, utiliza o ingrediente em pelo menos três pratos oferecidos em seu restaurante. “A casa prima pela satisfação dos paladares mais exigentes e o mel trufado é um dos ingredientes que ajudam a imprimir os verdadeiros sabores e aromas da legítima e requintada culinária italiana. A Pizza Alba é um dos pratos mais pedidos no Domenico”. O chef conta que além de procurar sempre trazer novidades e diferentes especiarias, ele utiliza matérias primas originais da Itália.

De acordo com o empresário, dentre os vários produtos trufados que existem, o mel tende a ser o mais versátil, combinando com pizzas, risotos, torradas, queijos, saladas, sobremesas, frutas, entre outros. Além de ser uma iguaria altamente saborosa, principalmente se misturada a ingredientes de sabor contrastante, como queijos, ela ainda carrega os benefícios do mel, como alívio à dor de garganta, melhora do sono e do intestino.

Curiosidade sobre a trufa branca

Originária da região de Piemonte, na Itália, a trufa branca, conhecida como tartufo, possui sabor peculiar graças à umidade do solo, temperatura e demais características da localidade. A iguaria é encontrada e colhida na natureza com o auxílio de cães farejadores, que são treinados para tal.

Pizza Alba (1)

Pizza Alba (com mel trufado)

Chef Domenico Cardamuro

Ingredientes para duas pizzas de 35 cm:

500 g de farinha 00

250 ml de agua

15 g de fermento fresco

40 ml de azeite

Sal na medida de uma colher de sal

Ingredientes para o recheio de uma pizza de 35 cm

100 ml de molho de tomate

100 g de mozzarella de búfala

80 g de gorgonzola

80 g de queijos brie

80 g catupiry

Uma pitada de gergelim

Mel trufado a gosto

Preparo da massa

Em uma vasilha, colocar água para derreter o fermento e acrescentar sal, azeite e guardar.

Em uma batedeira, colocar farinha e ir acrescentando água aos poucos. Deve-se bater até obter uma massa lisa e homogênea.

Separar a massa em duas partes iguais e bolinar a mesma. Cobri-las com película transparente e guardar por 3 horas em local fresco. Ligar o forno e deixar aquecer. Abrir a massa com um rolo ou com as mãos (se conseguir) e começar a confeitar com o molho e depois os queijos. Colocar a pizza no forno por cerca de 15 minutos e só depois que estiver assada acrescentar o gergelim e o mel trufado.

Vitello Tonnato, ou Vitel Tonne, é uma clássica entrada da culinária italiana, original da região sul do país. O prato são fatias de carne marinadas com vinho branco seco acompanhado por um molho típico à base de atum. O modo de preparo é demorado, mas não apresenta muita dificuldade. A sugestão é ótima para dias de altas temperaturas, porque ele é servido gelado, as porções são leves e podem ser consumidas a qualquer hora, em qualquer lugar.

Vitello Tonnato
Vitello Tonnato

 Vitello Tonnato ou Vitel Tonne

Ingredientes:
600g de lagarto
1 talo de salsão
1 cenoura
1 cebola
2 folhas de louro
400ml de vinho branco
1/2 limão siciliano 
Sal a gosto
2 ovos
50g de alcaparra
3 filés de aliche
300g de atum em azeite

 Preparação da carne:
1. Em uma panela, coloque a carne, salsão, cenoura, loro, cebola e o sal.
2.Acrescente o vinho branco e água até cobrir toda a carne.
3. Cozinhe à fogo baixo por 40 minutos.
4. Deixar esfriar no próprio caldo.

 Preparação do molho:
1. Cozinhe dois ovos e guarde as claras.
2. Em um liquidificador, bata os ovos com atum, aliche e as alcaparras.
3. Acrescente o suco de limão. Caso a mistura esteja muito grossa, use um pouco do caldo que sobrou no cozimento da carne.
Se preferir, é possível substituir os ovos por maionese e o aliche por picles.

Preparação final:
Fatiar o lagarto em fatias dinas e cobrir as mesmas com o molho de atum. Decore da forma que preferir.

http://domenicopizzeria.com.br/

Fonte:Naves Coelho Comunicação

Anúncios