MO_J16_CLOUD-IO_EUGENI_QUITLLET_copyright_EUGENI_QUITLLET
Cadeira Cloud-io Eugeni Quitllet
MO_J16_BLOOM_EUGENI_QUITLLET_copyright_EUGENI_QUITLLET
Bloom Eugeni Quitllet
MO_J16_DREAM-AIR_EUGENI_QUITLLET_copyright_EUGENI_QUITLLET
Dream Air de Eugeni Quitllet
MO_J16_DREAM_TOOLS_EUGENI_QUITLLET_copyright_CHRISTINE_LEDROIT-PERRIN
Dream Tools Eugeni Quitllet
MO_J16_VK-1_EUGENI_QUITLLET_copyright_AEDLE
VK-1 Eugeni Quitllet
MO_J16_BUM_BUM_EUGENI_QUITLLET_copyright_VONDOM
Sofá Bum Bum de Eugeni Quitllet

O trade show apresenta novo layout e elege Eugeni Quitllet como designer do ano

São Paulo, janeiro de 2016: A Maison&Objet é referência como evento de design atraindo visitantes do mundo todo com o seu DNA: ambiente único, criativo e de atmosfera sofisticada. Sua ideia original é reunir todo ano em Paris, cidade onde nasceu a feira, figuras importantes do mercado de design de interiores, arquitetura e lifestyle em busca de excelência, inovação e últimas tendências. O principal objetivo não é somente lançar tendências, mas gerar negócios para seus expositores e visitantes. O ano de 2015 marcou um novo capítulo na história da Maison & Objet. O trade show completou vinte anos, se consolidou no mercado da Ásia com a Maison & Objet Cingapura e estreou pela primeira vez nas Americas em  Miami Beach, além de passar a eleger um designer do ano para cada edição.

Agora, a feira se prepara para a primeira edição de 2016 na sua cidade sede, que acontece de 22 a 26 de Janeiro no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte. A primeira edição de 2016 da Maison & Objet Paris apresenta novo layout onde marcas e profissionais se dividem por lifestyle e não mais por setor, concentradas em três pilares:

  1. Maison – 100 % Decoração de Interiores: A seção Maison é totalmente inspirada por elementos da decoração como móveis, iluminação, tecidos, entre outros. Localizada nos halls 1, 2, 3, 4, e 5B se divide em quatro estilos que agrada a todos os gostos: Ecletic, Cosy, Elegant e Actuel.
  2. Objet – Do mais útil ao mais trivial, é absolutamente essencial! : Aqui se concentram objetos de todos os formatos e tamanhos. Dispositivos inteligentes, utensílios de cozinha, perfumes e acessórios de moda compõem o segundo maior polo da feira, os halls 5A e 6. São inúmeras opções dividias em um verdadeiro paraíso de oito seções: Craft, Métiers D´Art, Fragrances, Cook + Design, Easy Living, Complements, Kids, Fashion e Beloved.
  3. Luxo, Design e Decoração de Interiores: Criatividade, inovação e soluções tecnológicas se juntam para compor um templo de design e lifestyle únicos para compradores e especificadores do mundo todo. As ofertas excepcionais desta seção se concentram nos halls 7 e 8 e se divide em: Now! Design À Vivre!, Scènes D´ Intérier Paris e Scènes D´Intérieur Gallery.

Designer do ano

Em 2015, todas as edições passaram a ter um designer do ano. São quatro personalidades por ano, sendo dois para cada Maison&Objet Paris, um para a Ásia e outro para a Americas. Para Paris foram definidos critérios distintos para a escolha de um nome: O designer da edição de janeiro deve ser mais voltado para produto enquanto que para a edição de setembro devem ser mais próximos ao universo da arquitetura e da decoração de interiores. Outra categoria permanente é a dos Rising Talents, onde são selecionados 06 designers em ascensão como os novos criadores mais hypados do momento.

Seguindo este conceito, o designer Eugeni Quitllet foi nomeado o designer do ano da Maison & Objet Paris Janeiro de 2016 e terá a oportunidade de mostrar seu trabalho em um espaço dedicado exclusivamente a ele, fato inédito na feira. De origem Catalã, Eugeni Quitllet se formou na La Llotja Art School de Barcelona e se descreve com um “Disoñador”, uma mistura em espanhol de designer e sonhador. Nascido em 1972 em Ibiza e hoje baseado em Barcelona, Eugeni cria objetos que se tornam bestsellers, dominando em seus desenhos espaços preenchidos e vazios para revelar elegantes silhuetas escondidas em seu material de trabalho. Sua criatividade ultrapassa função e estilo, introduzindo assim novos objetos para a cena contemporânea de design.

Os highlights da trajetória de Eugeni: Entre muitos outros trabalhos de destaque, em 2011 o designer desenvolveu os fones de ouvido VK-1 para a marca francesa Aëdle, que se tornou referência em acessórios de mercado de música. Em 2014 desenhou a cadeira Tabu para a marca Alias, uma síntese da natureza e da robótica requerida para sua escultura digital.  Ainda em 2014 desenhou sua primeira coleção de móveis de área externa intitulada Bum Bum, onde os sofás desta coleção possuem linhas orgânicas e todos os assentos vêm equipados de Bluetooth para escutar música: “como conchas para escutar o mar”, diz Eugeni.

Em 2015 nasceu a icônica cadeira Tube para a Mobles 114 e a Dream Air para a Kartell – ambas as criações evidenciam a paixão do designer pela leveza. Neste mesmo ano ele aplicou o mesmo conceito de leveza para criar o Cloud -io e o Vase-o também para a Kartell, que tomam a forma de gotas de água condensadas para formar um acento e um vaso translúcido.  Ele também trabalhou com a Lexon e criou a coleção The Dream Tool, uma série de pequenas paisagens fluídas que parecem estar flutuando em uma moldura. Não à toa, o conceito de leveza e fluidez se tornou sua marca registrada.  Em 2016 Eugeni irá lançar um objeto exclusivo para a francesa Designer Box, ainda não divulgado. Do objeto ao espaço, Eugeni Quitllet é um maestro do design com uma visão única de repensar o que nos circunda com inovação.

Já os Risings Talents desta edição são todos da Escandinávia e irão apresentar seus trabalhos em um espaço exclusivo no Hall 7 : Jonas Edvard (Dinamarca); Troels Flensted (Dinamarca); Katriina Nuutinen (Finlândia); Sruli Recht (Islândia); Studio Kneip (Noruega) e Färg & Blanche (Franco-Sueco).

No Brasil, a Maison&Objet é representada por Roberta Queiroz e André Poli, à frente da Velvet Design, escritório oficial da feira no país . A Velvet tem a missão de difundir a Maison&Objet para os brasileiros e também levar o potencial do design brasileiro para a feira. A partir de agora, a Velvet Design também é escritório da Maison&Objet em outros países da America Latina, como Chile, Peru, Colômbia, Argentina, entre outros. O escritório passou a pesquisar os principais designers desses países para fazer a curadoria do designer do ano e também dos seis rising talents da edição Americas de 2016. Além disso, também irão desenvolver expositores locais e atuar nas ações de relacionamento com os profissionais especificadores locais.

A Maison & Objet Paris acontece de 22 a 26 de Janeiro de 2016 no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte

http://www.maison-objet.com/en/paris

http://www.velvetdesign.com.br