Em Portugal, a delícia ganha toques de vinho do porto.

Rabanada001

Roti telur, khobz bledid, meetha andewala tost, eggly bread, egg dip, grypsy toast, torrija, torreja, fatia dourada, fatia parida ou simplesmente, rabanada. O tradicional doce feito com pão amanhecido é famoso no mundo todo. Em cada país ganha um toque característico, apresentando variações para os mais exigentes paladares.

A origem do doce é misteriosa. Como é consumido no mundo todo, há diferentes linhas de pesquisa sobre seu surgimento. Um fato é certo: a rabanada surgiu do reaproveitamento do pão amanhecido. Para os cristãos, o pão é um alimento sagrado, que representa o corpo de Cristo e, por isso, não pode ser descartado.

A receita mais conhecida da rabanada é composta por fatias grossas de pão, umedecidas, primeiro no leite, e depois em ovos batidos. Na sequência, as fatias vão para a frigideira, onde são fritas na manteiga, até ficarem douradinhas. Após este processo, o doce recebe açúcar e canela polvilhados.

Uma das variações mais marcantes da delícia vem de Portugal. Lá, a rabanada ganha um sabor único: o vinho do Porto. O sucesso do prato faz com que os apaixonados pelo seu sabor esperem ansiosos pelo Natal. Entretanto, para alegria dos amantes da rabanada portuguesa, a Quinta do Olivardo, localizada em São Roque (SP), possui como um dos doces principais da casa a rabanada portuguesa com calda de vinho.

O doce, explica o proprietário da casa Olivardo Saqui, segue o preparo da rabanada portuguesa, feita com fatias fartas de pão português, mas com um toque especial, proporcionado pela calda de vinho do porto. “O doce chega crocante por fora e molhadinho por dentro, com a calda umidificando toda a receita. Uma ótima opção para as temperaturas mais frias do ano”, explica Saqui. A rabanada portuguesa da Quinta do Olivardo possui ainda a versão com sorvete de creme, para ser servida nos dias mais quentes.

Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho. A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo. Nesse guia, os comentários escritos pelos próprios frequentadores pontuam o estabelecimento.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. As reservas de mesas podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

@os2comunicacao.com.br

Anúncios