Até 2017, o olhar de estilistas e designers estará mais globalizado, já que o mundo passa por uma mudança demográfica importante.

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 Vamos sair do ocidente e dos grandes centros, enquanto África, China e Índia ganharão notoriedade e se transformarão em exportadores culturais”. A informação é de Luiz Arruda, consultor sênior da WGSN Mindset, maior portal de tendências de comportamento e produto do mundo, durante palestra realizada no espaço theMicam na Francal 2016. Ele destacou que esse conceito de ‘migração criativa” – Creative Migration – vai fazer os players da moda buscarem inspiração no inesperado: novas culturas, cidades e categorias.

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Palestra de Luiz Arruda

Feminino no verão 2017

No espaço theMicam – mais importante evento calçadista do mundo -, organizado pela Italian Trade Agency (ITA Brasil), Arruda revelou ainda o que se usará na primavera-verão 2017. Além de cores contrastantes e toques metalizados, os calçados femininos utilizarão materiais como o couro de aspecto bruto e desgastado e superfícies acolchoadas e confortáveis – uma vez que a moda da estação tem como uma de suas referências os esportes outdoors. E é a mesma proposta que sugere especial atenção ao conforto como item essencial das criações. Modelos como rasteirinhas, sandálias, calçados com tiras no calcanhar (estilo slingback) ou ainda as espadrilles, são os itens mais cotados, segundo as apostas do WGSN. Estampas florais convivem com superfícies mais minimalistas e neutras nessa estação.

Para o masculino

Já nas coleções masculinas predominam os solados encorpados, a exemplo de temporadas anteriores. Por ser verão, a escolha da matéria-prima pede especial atenção à leveza e ao conforto, que pode ser conferido pela sarja, um dos materiais preferidos da estação. Assim como no feminino, a harmonia de cores é feita a partir dos contrastes. Quanto aos acabamentos das peças, observamos perfurações a laser, que aparecem ao lado de aplicações em alto relevo que atualizam o visual de propostas mais clássicas. Nessa proposta surgem sandálias, mocassins coloridos, o derbyespadrilles, e a Chealsea boot híbrida e, claro, o tênis, agora fechado por velcro.  Arruda ainda assinala que os solados continuam robustos, mas é no cabedal dos modelos que percebemos a inovação nessa temporada.

ITA Italian Trade Agency– www.ice-sanpaolo.com.br

Agência para a internacionalização das empresas italianas / Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália

Trata-se de uma instituição governamental que promove a internacionalização das empresas italianas e seus consórcios de exportação. Fornece ampla gama de serviços, como a identificação de possíveis parcerias, organização de encontros de negócios e realização de missões de empresários brasileiros à Itália. Também coordena pavilhões e feiras internacionais, além de promover fóruns e seminários com a presença de especialistas. Tem sede em Roma e atua internacionalmente por meio de uma ampla rede de escritórios ligados às embaixadas e consulados italianos.

 

theMicam – http://www.themicam.com/

É a mais importante feira do setor calçadista no mundo e vitrine de moda. Ocorre duas vezes por ano, em Milão, sempre nos meses de fevereiro e setembro, com o objetivo de apresentar as tendências e novidades para a primavera-verão e outono-inverno. Tem uma área de 65 mil m² e é dividida em sete pavilhões. Reúne três mil expositores (1,5 mil a cada edição), dos quais 30% são de 36 países e recebe 35 mil visitantes provenientes de 130 nações.

 WGSN Mindset – https://www.wgsn.com/pt/wgsn/

Consultoria mundial líder em tendências de comportamento e previsões de moda e estilo de vida. Realiza análise de dados, validação de produtos online feitos sob medida, que incluem workshops, pesquisas personalizadas, análise de coleções, material técnico e apresentações.

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#theMicam #Francal

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