A mostra “Retrospectiva Tardia” no Memorial Minas Vale, em Belo Horizonte, reúne o trabalho eclético do fotógrafo

foto 7
Confeitaria Colombo Rio de Janeiro

 

A exposição traz uma síntese da produção de Milton (1951-2010), ou Miltão, como era chamado pelos amigos. Moda, gente, comportamento, patrimônio histórico, natureza  e manifestações populares constituem os temas explorados ao longo de quase 40 anos de exercício da profissão, reunidos sob a curadoria do professor e fotógrafo Tibério França.

 

ANC_0384
Congado Belo Horizonte

 

Rosário - Divinopólis 0040
Festa do Rosário em Divinópolis (MG)

O fotógrafo publicitário, atuante no mercado desde 1972, teve como inspiração e influência o trabalho de Henri Cartier Bresson na opção pelo preto e branco em imagens urbanas em seus primeiros ensaios. O olhar treinado como repórter fotográfico no jornal O Globo, no Rio de Janeiro na década de 1970, permaneceu posteriormente na obra através do trabalho documental.

DSC_3513
Festa junina, interior de Minas
foto 14
Campanha Cedro

Realizou para as mais importantes agências de propaganda de Minas Gerais imagens de campanhas de destaque na mídia nacional em todas as áreas. Moda, jóias, indústria, gastronomia, paisagens urbanas e rurais foram os temas de trabalhos que receberam prêmios ao longo da sua carreira.

Eleito Fotógrafo do Ano pela Associação Mineira de Propaganda em 1981, 1989, 1990 e 1991 recebeu ainda prêmios “Colunistas” em parceria com agências de propaganda por campanhas nacionais.  Em 1999, teve menção no Anuário do Clube de Criação de São Paulo e foi agraciado com o Gran Prix do I Anuário do Clube de Criação de Minas Gerais.

ANC_0421
Festa do Rosário no Serro (MG)

 

Paralelamente ao trabalho de publicidade e de moda Milton desenvolveu pesquisa em torno dos temas da cultura afro brasileira. Cavalhadas de Minas Gerais, Congados, Folia de Reis, bandas de música inspiraram imagens onde os blocos de cores e detalhes artesanais dos elementos da indumentária folclórica recebem destaque, assim como os rostos, expressões e gestos dos personagens.

O conjunto da obra exposta chega a quase 140 exemplares entre cópias em paineis e em imagens digitais em vídeo nas paredes do Café do Memorial Minas Vale até dezembro de 2016.

Memorial Minas Gerais Vale

Praça da Liberdade, 640 Funcionários Belo Horizonte MG

Tel 31 3308 4000

#MemorialMinasVale