Para o evento ela criou dois ambientes externos focados no lighting design e nos princípios que regem seus projetos. 

 jardim-de-luz

Para Júnia Carsalade a proposta dos seus jardins de luz, criados para a Casa Cor 2016, é mostrar como um projeto luminotécnico pode ir além de apenas iluminar.

São dois espaços externos onde luz e arte se aliam criando harmonia entre o ambiente e o projeto arquitetônico. Todo o material utilizado está dentro dos padrões atuais de sustentabilidade e de redução do consumo energético.

 Jardim da Lagoa

jardimdalagoa

A proposta do projeto é ser interativo com a natureza e provocar sensações, contemplação e envolvimento para os usuários.”As formas orgânicas exploram o conceito do “slow living” tão em voga para emocionar, transformar e sofisticar em equilíbrio com o entorno”, explica a lighting designer.

No ambiente externo, junto à Lagoa da Pampulha, as esferas leitosas desenvolvidas pelo designer Volmar Silva partem de um estudo minucioso da luminosidade do efeito que podem provocar nas cenas de cada projeto. O material é polietileno e alumínio com uso de leds.

Jardim de luz 

jardimdeluz

Bolas de luz flutuam no espaço como cúpulas acopladas a vergalhões.

Esta instalação foi inspirada no lúdico e no sustentável. O objetivo é criar encantamento e emoção.  As esferas de luz  em tamanho pequeno se movimentam ao vento e interagem com a iluminação colorida do teatro do evento que está logo atrás do jardim ,impactando o espectador.

_dsc6522

Junia Carsalade: perfil

Junia tem formação em Meio Ambiente, graduada pela Uni BH, e em desenho arquitetônico. Trabalhou na assessoria de projetos luminotécnicos por 26 anos na Iluminar, empresa referência na área de iluminação de ambientes em Belo Horizonte. “Na Iluminar aprendi tudo sobre setor: a tecnologia, os equipamentos, o desenvolvimento de  projetos, e o mais importante: adquiri experiência para saber o que funciona para cada tipo de ambiente”, observa.

_juniacarsalade-foto-danielmansur

Em 2011 estabeleceu seu escritório próprio, a Luce, onde vem desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e corporativos e paisagísticos para o mercado de decoração e arquitetura de interiores em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e interior do estado.

A luz segundo a designer

_dsc6069

“Licht, mehr licht!” Luz, mais luz! Foram as últimas palavras de Goethe…

A luz muda tudo. Muda o espaço, dá-lhe significância, ressalta a arquitetura, os espaços e os jardins. A luz ou a falta dela faz os objetos aparecerem, confere-lhes relevância, aumenta ou diminui os ambientes e as coisas.

A boa luz dá conforto, embeleza, melhora a vida. Revigora o espaço, desenha a sombra das pessoas, da arquitetura, dos objetos e cria ilusões.

Fotos: Daniel Mansur

Casa Cor Minas Gerais 2016

De 30 de agosto a 04 de outubro de 2016

Endereço: Alameda das Latânias, 30 | São Luiz  Pampulha | Belo Horizonte

Ponto de referência: esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima

Horário de funcionamento

Terça à sexta: de 15h às 22h

Sábados: de 13h às 22h

Domingos e feriados: de 13h às 19h.

www.casacorminas.com.br

Anúncios