Nos ambientes exalta-se a relação entre arte, design e arquitetura.

 

jardim-olimpo-02-na%cc%83na-guimara%cc%83es-casa-cor-minas-2016-credito-daniel-mansur
Jardim Olimpo Nana Guimarães Foto Daniel Mansur

Muito raramente a arquitetura e o design conseguem se colocar no mesmo nível da arte. Há quem diga o contrário, mas a arquitetura está diretamente ligada ao caráter funcional do que produz, e essa funcionalidade já a coloca em outra categoria. Tecnicamente, portanto, arte é arte e arquitetura é arquitetura.

Há momentos em que um edifício, ou mesmo um ambiente, é arquitetado de tal maneira, que alcança esse caráter de experiência artística, capaz de evocar estranhamento, reflexões metafísicas e outras sensações que definem as artes visuais. Mas de maneira geral, as exceções são feitas para confirmar a regra, e o que arquitetura faz é aproximar a arte ao seu universo.

Espaço de contemplação

giardino-e-spazio-di-vino-03-droysen-tomich-marcelo-serafim-e-flavia-zambelli-casa-cor-minas-2016-credito-jomar-braganc%cc%a7a
Giardino e Spazio di Vino Droyzen Tomich, Marcelo Serafim e Flávia Zambelli
closet-carico-casa-cor-minas-2016-credito-jomar-braganc%cc%a7a
Closet Carico Foto: Jomar Bragança

Nesta edição da Casa Cor Minas Gerais, o que se percebe dessa aproximação é que a presença da arte reforça o impacto do ambiente, até mesmo para um público que não esteja intimamente ligado às galerias, exposições e artistas em destaque. É o caso, por exemplo, do ambiente de Pedro Félix, a Sala de Leitura. “A arte faz toda a diferença no ambiente. Criei um projeto que é uma espaço de contemplação da arte”, comenta o arquiteto, que levou para seu espaço um aporte de peso, com obras como a escultura geométrica de Raul Mourão, o óleo de Paulo Whitaker e a xerografia de Liliane Dardot ( Galeria Celma Albuquerque).

Há mais: a principal, a obra do sergipano Cícero Alves dos Santos, o Véio, uma tela em grande extensão de Rodolfo Lamounier, esculturas de pássaros de Jeferson Lourenço, duas esculturas rústicas de Zé Bezerra e uma fotografia de Sara não tem nome (Galeria Orlando Lemos). Tudo isso aliado ao mobiliário assinado por grandes nomes do design brasileiro fazem com que o ambiente se transforme em espaço de pura contemplação da arte.

Banheiro como galeria

toillet-galeria-lucas-lage-credito-gustavo-xavier
Toillet Galeria Lucas Lage Foto Gustavo Xavier

A mesma proposta de criar uma intimidade com as artes plásticas faz parte do trabalho de Lucas Lage, no ambiente Toalete Galeria. Embora o espaço funcione como banheiro, ao ambiente cotidiano soma-se a oportunidade de ampliação de seu uso, exatamente com a presença da arte. As quatro cabines de uso individual e o hall principal foram transformados em mini-galerias com obras do azulejista Alexandre Mancini, dos artistas Marcelo Solar, Véio e João Maciel (Orlando Lemos Galeria de Arte), Morgana Mafra e do fotógrafo Fábio Cançado (arquivo pessoal) e o cobogó assinado pela artista Ana Paula Castro. “Procuro ter sempre a presença da arte em meu trabalho. Nesse caso, ela tem muito mais do que o lado contemplativo, mas propõe uma funcionalidade a mais do ambiente, que passa a ser também uma galeria”, comenta Lucas.

Artistas mineiros

escritorio-integrado-e-galeria-ricardo-rangel-casa-cor-minas-2016-credito-daniel-mansur
Escritório Integrado e Galeria Ricardo Rangel Foto Daniel Mansur

Impossível não falar do projeto de Ricardo Rangel, do Escritório integrado e galeria. A ideia era romper com o conceito de que a circulação é um espaço de transição. Com a presença de obras de arte, o arquiteto conseguiu inverter essa máxima, transformando-o em um ambiente de permanência. A galeria criada aí, leva em suas obras a assinatura de artistas exclusivamente mineiros, como Marcos Coelho Benjamim, Manfredo Souzaneto, Paulo Neves, Erili Fantini, Máximo Soalheiro e Nícia Braga. “Usei a arte para quebrar a presença predominante da madeira no mobiliário. Quando o cliente é aberto a receber um projeto em que a arte tem relevância, ela passa a ser a cereja do bolo do nosso trabalho”, comenta Ricardo Rangel.

Esculturas e telas

Há muitas outras propostas de ambientes em que a arte tem seu merecido destaque nessa edição da Casa Cor Minas. Ana Paola Paolinelli, por exemplo, levou para o Living, projeto que assina, uma proposta de bem estar. “Se em um contexto coloquial, contemplação significa admirar e pensar sobre alguma coisa, aqui é o lugar para se exercer essa máxima, seja no ato do livre pensar, ao ler um livro ou simplesmente na boa companhia de um vinho”, comenta. Aqui, mais uma vez, a solução, simples e luxuosa ao mesmo tempo, foi permear o espaço com obras de arte de peso, que instigam o olhar e afloram sensações. Algumas foram trazidas de São Paulo, outras são da AM Galeria de Arte, mas o certo é que todas foram escolhidas a dedo, como a Musa que dança, de Leopoldo Martins e telas de Amílcar de Castro, por exemplo.

Peça de design no Closet e painel no Teatro

closet-carico-casa-cor-minas-2016-credito-jomar-braganc%cc%a7a
Closet Carico Foto: Jomar Bragança

No Closet assinado por Carico, o destaque fica por conta da Angel Chair, assinada pelo escultor Neozelandês Mark Brazier Jones. Foram produzidas apenas 50 exemplares desta cadeira-escultura e ela já se tornou um dos objetos de desejo das pessoas que visitam a Casa cor Minas. O Teatro conta com quatro telas do mineiro Fernando Velloso, que formam um magnífico painel que separa o palco do camarim. As poltronas de Hugo França no Jardim de Nana Guimarães e as esculturas em mármore trazidas diretamente da Itália para o Giardino e Spazio di Vivo integram o acervo de obras que podem ser conferidas nesta edição da mostra.

Redes

SITE: www.casacorminas.com.br

FACEBOOK: http://www.facebook.com/casacormg

INSTAGRAM: @casacorminas

 

CASA COR Minas Gerais 2016

Até 04 de outubro de 2016

Endereço: Alameda das Latânias, 30 – São Luiz – Pampulha – Belo Horizonte

Ponto de referência: Esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima

Horário de funcionamento: de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e  aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Informações: www.casacorminas.com.br

 

Anúncios