A mostra Transversal pode ser visitada até o dia 27 de novembro. Cerca de 40 imagens de 6 fotógrafos, vindos de 6 países, integram a mostra organizada pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte

transversal_01

 

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro) recebe, até o dia 27 de novembro, o projeto Transversal – Circuito de Imagens no Espaço Urbano, mostra de fotografia internacional que reúne, em sua primeira edição, trabalhos de seis artistas: Luis Arturo Aguirre (México), Namsa Leuba (Guiné-Suíça), O Zhang (China), Paulo Nazareth (Brasil), Ruud Van Empel (Holanda) e Coletivo Trëma (Brasil). A exposição, organizada pelo FIF – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, é aberta ao público e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 6 às 18 horas.

Reflexões críticas sobre as imagens

Ao todo, 36 imagens estarão espalhadas pelo parque em totens de 2,5  metros de altura. Com curadoria e realização dos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, idealizadores do FIF-BH, e coordenação executiva do fotógrafo Rodrigo Mendes, a exposição busca dar continuidade às reflexões críticas sobre a produção imagética e suas influências no mundo, fomentadas pelo festival bienal em 2013 e 2015.

O ponto de partida para a seleção dos trabalhos foi a ideia do retrato e da construção de identidades. “Foram selecionados trabalhos de artistas que investigam, em suas obras, tanto a forma como olhamos para o outro, quanto a forma como construímos a nossa própria imagem – tensionando, a partir dessa experiência, modelos de percepção, sensibilidade e as próprias noções de identidade que trazemos conosco”, afirma o co-idealizador do projeto, Guilherme Cunha.

Ocupação de espaços públicos

transversal_02

Em 2013, a exposição internacional do FIF ocupou, além de espaços formais, quatro estações do metrô de Belo Horizonte – com o novo projeto, os idealizadores do festival buscam estabelecer um circuito de exposições em espaços públicos. “Como um desdobramento do FIF-BH, a proposta do projeto Transversal é promover encontros e reflexões fora dos espaços institucionais formais, estabelecendo um diálogo com a cidade.

Somente o Parque Municipal recebe, mensalmente, mais de 600 mil pessoas – ocupar os espaços públicos é uma chance de promover novos encontros e descobrir outros olhares, ampliando o espaço para a reflexão sobre produção imagética que propõe o festival”, afirma o co-idealizador do projeto, Bruno Vilela.

 Artistas e obras

Luis Arturo Aguirre Série: Desvestidas

País: México Site: http://www.luisarturoaguirre.com/

Namsa Leuba

Série: Ya KaLa Ben

País: Guiné-Suíça

Site: http://www.namsaleuba.com/

O Zhang

Série: The World is Yours (But Also Ours)

País: China

Site: http://www.ozhang.com

 Paulo Nazareth

Série: Cadernos de África

País: Brasil

Site:http://artecontemporanealtda.blogspot.com.br | http://cadernosdeafrica.blogspot.com.br

Ruud Van Empel

Série: World

País: Holanda

Site: http://www.ruudvanempel.nl/

 Coletivo Trëma

Série: Tropa de Elite

País: Brasil

Site: http://www.trema.co/

Informações: transversal.fif.art.br

 

 

 

Anúncios