Samuel Mendes e Everton Funghi mostram uma seleção de trabalhos, produzidos durante cinco anos, dedicados à moda, retratos e à fotografia conceitual.

exoptico_papilio_espelho

São trabalhos que falam sobre a identidade imaginativa da dupla. A mostra “A natureza exOptico”, em cartaz na Casamirador Savassi, de 21 de dezembro de 2016 a 21 de janeiro de 2017, marca a estreia da união criativa dos fotógrafos mineiros Samuel Mendes e Everton Funghi, que selecionaram trabalhos dedicados a fotografia conceitual, divididas em seis áreas.

exoptico_papilio_leve

 

Dentre as seções, estão “Devaneios”, uma coleção de imagens oníricas de objetos paradoxais. “Amtrak” é um trabalho inédito, experimentação que simboliza a viagem de cinco dias no trem entre São Francisco e Nova Iorque. O mundo onírico das bonecas poderá ser visto de forma minimalista em “Alguns prazeres antes do jantar”. Para o deleite do público, “Selva Interativa” é uma versão interativa da selva criada em estúdio –  um convite para que os visitantes se fotografem e sejam parte da exposição.

 Olhar autoral e artístico

“A natureza exOptico” traz uma compilação de cinco anos de produções que valorizam o olhar autoral e artístico até mesmo em trabalhos comerciais.”, explicou Everton Funghi, que estudou cinema e design na França e é formado em fotografia pela EFET – École Supérieure de Photographie et Audio Visuel em Paris.

exoptico_some_pleasures_before_dinner04

Com os trabalhos autorais, foi possível criar seis sessões expositivas com mais de 500 fotos. A dupla garante a contínua diversidade também nos formatos escolhidos para expor os recortes das obras: colagens, vídeo-arte e mosaico. “A exposição é autoral e retrata o objetivo do nosso trabalho.

Laboratório permanente de experimentações e linguagens

Depois de muitas viagens, retornamos ao Brasil e criamos, em Belo Horizonte, o exOptico, estúdio com o objetivo de ser um laboratório permanente de experimentações, linguagens e possibilidades da imagem. Esta é a identidade da mostra. ”, explicou Samuel que é formado em fotografia no ICP – International Center of Photography, em design gráfico pelo Senai e pela Universidade Fumec e ainda é autodidata em fotografia há 15 anos.

exoptico_retrato_horizontal_2x3
Os fotógrafos Samuel Mendes e Everton Funghi

Performance em audiovisual com imagem e som

Além das fotografias, o público também confere na abertura da exposição, no dia 21, uma apresentação audiovisual com o músico Daniel Nunes, para a performance Lise + Samuel Mendes, que alia imagem e som de forma sinestésica através de sons, objetos e substâncias em uma leitura livre das obras expostas. O dueto de fotógrafos, segundo Samuel, provoca o sentido exótico da imaginação através da ótica da fotografia. São criações que valorizam a fantasia, através de lentes atentas ao que a essência da foto é capaz de criar.

Fotos Dilvulgação

Casamirador Savassi: Rua dos Inconfidentes, 900, Savassi – Belo Horizonte|MG

Visitação: segunda à sexta, das 10h às 19h | sábados – das 10h às 14h

Entrada franca

@CincoComunicacao