A 15ª edição do Salão de Design e Inovação de Componentes acontece nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno.

A sustentabilidade será destaque na próxima edição do Inspiramais, que reunirá importantes especialistas da indústria, do varejo e dos centros de pesquisas brasileiros para contar cases de sucesso em sustentabilidade e inovação. A proposta é difundir as ideias com este foco em todo o processo de desenvolvimento de materiais das fabricantes de componentes.

 

Palestrantes

chiaraimage001
Chiara Gadaleta

Entre eles, Cristiano Bronzatto, diretor criativo da Louloux, Rozalia Del Gaudio, da C&A, Edmundo Lima, diretor-executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Guilherme Brammer, CEO da WiseWaste, André Carvalhal, publicitário e jornalista, Chiara Gadaleta, estilista, Bruno Valerim, Sales Intelligence da TNS, Álvaro Flores, coordenador do CSCB, e Walter Rodrigues, estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal. Para conhecer a programação completa, clique aqui.

inspiramais002

Além das palestras que acontecem na Arena de Inovação, os projetos de cunho sustentável Mix by Brasil, Origem Sustentável, EcoDesign e Saberes Manuais recebem destaque e novos olhares dentro do Inspiramais.

Mix By Brasil

Com o objetivo de agregar o artesanato brasileiro à cultura de moda, o Mix By Brasil, coordenado pelo estilista Jefferson de Assis, mostrará como as tramas feitas à mão no Rio Grande do Sul, o macramê e o artesanato afro de São Paulo e o manuseio de fibras da madeira no Acre poderão ser usados como atributos de design e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos para o Verão 2018.

Origem Sustentável

De acordo com indicadores Econômicos, Ambientais, Sociais e Culturais, o programa Origem Sustentável orienta e certifica empresas para incorporar a sustentabilidade em seus processos industriais. Até o momento, mais de 100 empresas já aderiram ao programa, entre elas fabricantes de insumos e também indústrias de calçados. Para mais informações sobre o Origem Sustentável, acesse ao site www.origemsustentável.org.br.

EcoDesign
Com consultoria da estilista e designer Isabela Capeto, desde o início de novembro/2014, várias indústrias de componentes têm se concentrado no desenvolvimento de produtos e práticas com base em pouco impacto ambiental. Nesta edição, as empresas apresentam linha de calçados, bolsas e artigos de moda reaproveitando tudo que já foi criado em edições anteriores: modelagens, produtos, materiais. Segundo Isabela, “estamos transformando o que a gente já desenvolveu em coisas novas. Pegamos o que já fizemos nos projetos anteriores e damos uma cara nova para esse desenvolvimento se transformar em outra coisa, ter outro sentido. Estamos 100% sustentáveis”. Além do reaproveitamento, as empresas utilizam materiais como solventes à base de água, produtos chrome free e tanantes vegetais.  O trabalho é desenvolvido com empresas dos principais polos calçadistas do país, com acompanhamento direto da estilista.

 Saberes Manuais
Projeto Saberes Manuais, que nesta edição apresenta criações em moda desenvolvidas pela Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; das Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência à busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras. O projeto é coordenado pela estilista Flávia Vanelli.

Inovamais

inspiramais003
O Inovamais, um dos projetos destaque quando o tema é inovação, tem uma novidade nesta edição: os 12 protótipos expostos durante  Inspiramais foram desenvolvidos em parceria com a Louloux e estarão disponíveis para venda online no site da própria loja. Os modelos receberam novas aplicações, tecnologias e processos de desenvolvimento com base no segmento esportivo, inspirando também outras referências da moda e universo casual. Este é o resultado das consultorias realizadas pelo consultor Victor Barbieratto em 12 empresas de componentes para calçados, durante o Conexão Inspiramais, que criaram e desenvolveram as peças aliando performance e sustentabilidade. São elas: Ambiente  Verde, Cipatex, Ecológica, Flama Têxtil, Freudenberg, GI Matrizes, IQX, Matrizaria, Polako, Polynner, Prisma Montelur, Raima Têxtil e Serigrafi.

Inspiramais

Único Salão de Design e Inovação de Componentes da América Latina e apresenta mais de 700 materiais inovadores para a indústria da moda nos dias 16 e 17 de janeiro em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno.  O INSPIRAMAIS move toda a indústria confeccionista, calçadista e de design do país, com a inédita integração entre todas as cadeias.  Compradores da América Latina, Estados Unidos e Europa, geraram US$ 2 milhões em negócios na última edição. Serão apresentados também projetos e lançamentos que colaboram com uma moda genuinamente brasileira, que inova por meio do design, tecnologia e sustentabilidade – além de auxiliar as empresas de uma forma global: desde a pesquisa conceitual até a comercialização de produtos.

Fotos Divulgação  

INSPIRAMAIS Verão 2018
Data: 
16 e 17 de janeiro
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo
Horário: das 9 às 19 horas
Participação: mediante inscrição pelo site www.inspiramais.com.br 

@Capsula