O Conjunto Moderno da Pampulha, um dos principais atrativos turísticos de Minas, receberá uma programação especial neste Carnaval.

bloco-atras-do-jacare-foto-de-mariana-carvalho
Bloco Atrás do Jacaré Foto Mariana Carvalho

De 25 a 27 de fevereiro, a Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Belotur, promove nos principais espaços culturais da região oficinas, desfiles de blocos e bailes de carnaval. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

casa-kubitschek-foto-thaina-nogueira2
Casa Kubitschek Foto Thaina Nogueira

A festa começa no sábado, dia 25, às 10h, no Museu Casa Kubitschek, com o cortejo do Bloco Atrás do Jacaré. Liderado pela cantora Celinha Braga e com a ilustre presença de Juscelino Kubitschek (Walber Braga Jr.) e sua esposa Sarah Kubitschek (Márcia Francisco) o bloco rememora e homenageia com delicadeza a ilustre família apaixonada pela Pampulha, através dos personagens que seguem pela orla em interação simpática com o público. O desfile é uma homenagem ao reconhecimento do Conjunto Moderno como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na Casa do Baile

Ainda no sábado, uma grande festa promete reviver os áureos tempos dos bailes de salão na Pampulha. A Casa do Baile promove, a partir das 17h, um baile de máscaras com marchinhas consagradas, além das saudosas marchas rancho, relembrando a folia de outrora e o encantamento dos antigos carnavais. E quem ainda não tem uma máscara não precisa se preocupar. Antes da festa, às 16h, haverá uma oficina de construção de máscaras de carnaval, com a confecção coletiva de máscaras tradicionais e contemporâneas. A oficina será ministrada pelo artista plástico Eduardo Macedo e culminará em um concurso criativo.

 

casa_do_baile_ricardolaf_01
Casa do Baile Foto Ricardo Laf

No Museu de Arte

No domingo, dia 26, a festa acontece no Museu de Arte da Pampulha e será dedicada às crianças. Às 10h, a meninada se reúne para uma oficina de criação de marchinhas de carnaval. Através de dinâmicas lúdicas, serão criadas marchinhas inéditas com a participação direta das crianças na composição da letra, ritmo e melodia. Na sequência, às 11h, o público fará a festa em um bailinho infantil com marchinhas criadas na oficina. Destaque para a banda de oficineiros composta pelo baterista Glauco Nastácia, e as cantoras Marina Machado e Celinha Braga.

museu-de-arte-da-pampulha-mariane-botelho
Museu de Arte da Pampulha Foto Mariane Botelho
celinha_braga_noturnonosmuseus2014mapguilherme-schuab-fotomina-2
Celinha Braga Noturnos nos Museus Foto Guilherme Schuab

 Bloco Zé Pereira dos Lacaios

Para encerrar o carnaval na Pampulha, na segunda-feira, dia 27, o Bloco Zé Pereira dos Lacaios, mais antigo do carnaval de Ouro Preto, comemora 150 anos desfilando seus irreverentes bonecos gigantes pela Orla da Pampulha. Com o uso de fraques, cartolas e lanternas, o bloco fará um cortejo que pelos principais pontos turísticos da região. A concentração acontece a partir das 14h na Casa do Baile.

ze-pereira-dos-lacaios-divulgacao
Bloco Zé Pereira dos Lacaios Foto Divulgação

#carnavalnapampulha

#FMC

CARNAVAL NA PAMPULHA

PROGRAMAÇÃO

 CASA DO BAILE

Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Tel.: 3277-7443

  • Dia 25, sábado, às 16h – oficina de confecção de máscaras com o artista plástico Eduardo Macedo
  • Dia 25, sábado, às 17h – baile de máscaras
  • Dia 27, segunda-feira, às 14h – concentração do Bloco Zé Pereira dos Lacaios

CASA KUBITSCHEK

Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Tel.: 3277-1586

  • Dia 25, sábado, às 10h – cortejo do Bloco Atrás do Jacaré

 

MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA

Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Tel.: 3277-7946

  • Dia 26, domingo, às 10h – oficina de criação de marchinhas de carnaval para crianças com o baterista Glauco Nastácia, e as cantoras Marina Machado e Celinha Braga.
  • Dia 26, domingo, às 11h – baile de carnaval infantil

 

Anúncios