A 43ª edição do São Paulo Fashion Week acontece de 13 a 17 de março de 2017, no Parque do Ibirapuera – Pavilhão da Fundação Bienal sob o tema In-Pactos.

Depois de anunciar a mudança de datas do evento a partir de 2017, o São Paulo Fashion Week inaugura nesta edição o novo calendário da semana de moda – agora em março e final de agosto, aproximando a passarela ao calendário do varejo.

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Animale

Segundo a direção do evento as pessoas hoje querem falar de futuro, na moda e em todos os setores. E o futuro já é agora, está acontecendo nesse exato momento. E a moda tem sido uma das indústrias mais impactadas por essa revolução.

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Animale

See now, buy now

Os desfiles são acompanhados ao vivo, minuto a minuto, por milhares de pessoas no mundo todo em multitelas. Em poucas horas, tudo já foi postado pela marca, pelo estilista, pelas modelos, pelo público, pelas editoras. Por isso a proposta do see now, buy now, mas torna-se difícil para as marcas importantes do mercado, que trabalham no modelo slow fashion, a adaptação do modelo de produção, difusão e distribuição ao padrão fast fashion.

Lilly Sarti
Lilly Sarti

Paulo Borges, diretor do SPFW, alega que o consumidor não entende por que deve esperar quando pode comprar qualquer coisa em minutos, sem sair de casa, com apenas um clique. Com tudo transmitido em tempo real, live stream, câmeras 360 graus, Instagram, Snapchat, Facebook, Twitter, Google, YouTube e o que ainda está por vir, de fato, quando essas coleções chegam às lojas após seis meses não há mais novidade.

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Desfile Uma

“Os desfiles são hoje mais importantes do que nunca porque, além de ser uma fonte direta de conteúdo e informação, são uma ferramenta de comunicação poderosíssima para gerar desejo e recall imediato de marca” afirma Paulo Borges, diretor criativo e idealizador do SPFW. “A mudança é inevitável. O que funcionava até ontem já não funciona mais. Estamos construindo o futuro e aprendendo juntos”, complementa.

Novas marcas no evento
Com 31 desfiles, que acontecem no prédio da Bienal e em locações pela cidade de São Paulo, o SPFW N43 traz seis novas marcas no calendário. As marcas Alexandrine com coleção assinada por Dinho Batista, as paulistanas A.Niemeyer, TIG e 2DNM, a mineira Fabiana Milazzo e a Sissa, nova marca de Alessandra Affonso Ferreira ex-Isolda. A Ellus comemora 45 anos com desfile especial, a Memo, marca athleisure de Patricia Birman dessa vez faz colaboração com Lilly Sarti e a LAB, estreia das mais faladas na estação passada, encerra o evento no dia 17.

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Osklen

As marcas Adriano Martin, Green & Co, Jardin e PH Praia, que participaram da primeira edição do projeto Top Five, apresentarão suas coleções em desfile nesta edição. Realizado pelo IN-MOD em parceria com o SEBRAE Nacional, o Top Five é uma ação do convênio Contextualizar na Moda, que visa a inserção de pequenos negócios no segmento moda de alto valor agregado. 

Projeto Estufa: desfiles e debates

Além dessas, outras seis marcas integram a temporada com desfiles no lineup do Projeto Estufa: Vale da Seda por Enéas Neto, Helen Rodel, LLAS, CA.CE.TE Company, Era, BEIRA. Lançado na edição N42 pelo São Paulo Fashion Week e C&A, o projeto é mais um espaço para dar projeção às reflexões em torno do futuro e do fazer diferente que o São Paulo Fashion Week historicamente fomenta.

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Pavilhão da Bienal no Ibirapuera

Com uma agenda que provocará discussões sobre mercado, design, novos materiais, processos, tecnologias e ideias, as conversas do Projeto Estufa serão abertas ao público. A programação acontece de 15 a 17 de março, na Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera e tem ingressos disponíveis a R$50 por dia. O propósito é impulsionar novas formas de criar, produzir e distribuir. O projeto é apresentado pela C&A e tem parceria do Sebrae Nacional, Natura e Braskem.

CALENDÁRIO DE DESFILES

SEGUNDA
10h Animale
13h Uma Raquel Davidowicz
17h30 João Pimenta
19h Lilly Sarti
20h Osklen

TERÇA
10h Vitorino Campos
11h Atelier Sissa
14h30 Ellus
15h30 Lolitta
17h Gig Couture
18h30 Two Denim
20h PatBo
21h Lino Villaventura

QUARTA
11h Giuliana Romanno
15h30 Isabela Capeto
16h30 Memo
17h30 Fabiana Milazzo
18h30 Apartamento 03
21h Ellus 2nd Floor

QUINTA
11h À La Garçonne
16h Cotton Project
17h Alexandrine por Batista Dinho
18h30 Juliana Jabour
20h Amir Slama
21h TIG

SEXTA
15h Ratier
16h A.Niemeyer
17h Sebrae Top 5 – Adriano Martin, Green & Co., Jardin e PH Praia
18h Reserva
19h30 Amapô
20h30 LAB

SPFW no digital

Nesta edição o SPFW lança seu canal no Youtube, que traz os vídeos de todos os desfiles, além de uma cobertura especial do evento, permanecendo vivo entre temporadas com um vídeo inédito por semana. Além disso, o Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat do evento trazem uma ampla cobertura, com publicação de vídeos de desfiles na íntegra no Facebook, além de todo o conteúdo do Projeto Estufa.

Já para o Instagram o evento conta nesta edição com uma parceria especial com o fotógrafo Léo Faria, que é uma das principais referências na fotografia de Street Style e que cobre as principais semanas de moda no mundo. Para quem gosta de acompanhar tudo ao vivo, os desfiles também são transmitidos pelo Instagram Stories e flashes do evento a todo momento no Periscope.

Resíduos são insumos para exercícios criativos da moda

Pela quarta edição consecutiva do evento, a Focus Têxtil, uma das maiores empresas têxteis do Brasil, apoiará a maior semana de moda do Brasil. A parceria estará presente na cenografia do evento: mais de dois mil metros de tecidos da empresa serão usados para compor o cenário de toda a Bienal. Além disso, os resultados do projeto social Focus Design Visions, que teve curadoria de Walter Rodrigues, terão uma exposição própria durante toda a semana.

Realizada pelo IFT (Instituto Focus Têxtil), a iniciativa selecionou dez estudantes de moda e deu um desafio ao grupo: era preciso criar peças usando resíduos de tecidos da Focus. Segundo Walter Rodrigues, a palavra que norteou os estudantes foi “leveza”. Ao lado da exposição, os visitantes terão acesso a um totem com QR Code que traz informações sobre a empresa e tecidos disponíveis para uso.

Fotos Agencia Fotosite

Redes sociais do evento

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