O conteúdo investiga a relação existente entre a imagem, o corpo, o belo e as concepções de beleza na moda, a partir do ponto de vista da Filosofia.

 FLYER FIGURAÇÕES DO TEMPO

A atividade que acontece nos dias 10, 11 e 12 de abrilsegunda, terça e quarta-feira, das 19h às 22h, no Terraço Libertas, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (MG), possui apenas 30 (trinta) vagas, e é aberta à estudantes, pesquisadores, profissionais das áreas e interessados pelos assuntos.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/figuracoes-do-tempo-relacoes-entre-a-imagem-e-a-moda__122581 ou pelo telefone (31) 2526-2015.

Terraço Libertas

Rua Marília de Dirceu, 192 – 1º andar- Lourdes – BH – MG

 O ministrante

Brunno Almeida Maia, que é professor com docência em Filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), escritor e idealizador do projeto “A Literatura e a Moda”, investiga na nova fase da pesquisa as diferentes concepções da Imagem, entrelaçada com a Moda, o corpo, o Belo e a beleza na cultura ocidental, partindo da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), passando pela Idade Média, Renascimento, Modernidade, até o contemporâneo. Atualmente, ocupa a cadeira “Expressões Artísticas Contemporâneas”, do curso técnico em Produção de Moda, do Senac Lapa Faustolo, e ministra cursos de extensão na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado.

Temas da abordagem

A grande indagação é “Como a História da Moda se apropriou do corpo, e quais os possíveis diálogos entre Moda, Imagem e Corpo na cultura ocidental?” Apoiando-se em vasta literatura da Filosofia, Sociologia, Antropologia, História da Arte, Semiótica, Psicanálise, à ficção literária e História dos Costumes e dos Hábitos, o mini curso realiza suas abordagens a partir das criações de estilistas e costureiros do contemporâneo, que revisitaram os padrões de outras épocas, como releituras em seus processos de criação.

Palestra a obre a vida e a obra de Saint Laurent

 No dia 08 de abril, sábado, das 10h às 12h, Brunno Almeida Maia ministra no mesmo local a palestra sobre a vida e a obra do costureiro franco-argelino Yves Saint Laurent, a partir dos pontos de vistas da História da Moda e da Filosofia.

FLYER YSL

Na recente história da Moda do século XX, Coco Chanel revolucionou o guarda-roupa feminino com a praticidade esportiva e Christian Dior desvendou a matemática da alta costura, seguindo a linha do pioneiro Charles Frederick Worth. Herdeiro de Dior, o estilista franco-argelino Yves Saint Laurent, por sua vez, foi uma espécie de espírito raro, de transição e passagem, que soube conceber uma linguagem própria a partir dos dois mestres franceses.

Para a palestra “O último romântico: YSL, a criação, a melancolia, o amor”, a inscrição pode ser feita no link:

https://www.sympla.com.br/o-ultimo-romantico–ysl-a-criacao-a-melancolia-e-o-amor__122576

Espaço eclético

O Terraço Libertas reúne, moda, bem-estar, design, arte, espaço gastronômico, cursos e eventos. “Hoje, mais do que compras, as pessoas querem experiências que acrescentem em sua vida. Está ficando para trás a ideia de que o luxo é ostentação e supérfluo. Atualmente, os hábitos de consumo apontam para uma outra relação com a compra. Mais responsável, sustentável, ético. E o consumidor busca por marcas que representem esta atitude. Esta é a ideia por trás do Terraço Libertas, afirma Cláudia Ligório Head de Estratégia e Relacionamento do espaço.

1

Roupas com história, emoção e alinhadas ao conceito slow fashion. Esta é a proposta da Libertas Co-Store, loja colaborativa, que funciona dentro do espaço multifuncional Terraço Libertas, que abriu suas portas ao público em dezembro de 2016, no coração do Lourdes, com a ideia de um novo luxo.

São 10 brands com propostas diferenciadas, mas todas unidas pela filosofia slow de fabricar moda e alta-qualidade de produto. O mix da co-store é diverso e criativo reunindo nomes consagrados do design de moda mineiro, marcas que despontam no cenário nacional, apostas e estreias com ponto exclusivo no Libertas.

 

 

Anúncios