Fotografia em cidade histórica chinesa com as bandeirolas do Ano Novo estampa o Mural Templuz 

MuralTempluz

“Inverno em Pingyao”, da artista mineira Ana Luiza Sampaio, foi tirada em 2015, justamente em Pingyao, cidade histórica que já figurou como principal centro financeiro do país e hoje é tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. “Durante o inverno, para contornar o frio, os habitantes usam seus aquecedores e a queima do carvão produz uma fumaça que, misturada à neblina e à poeira típica da região, muda a paisagem completamente. A única cor que se destaca é a vermelha das bandeirolas do Ano Novo chinês”, conta a artista.

Pessoas e lugares como tema

Interessada em registrar o cotidiano de pessoas em diferentes culturas, Ana Luiza já participou de exposições em Belo Horizonte, Niterói, Rio de Janeiro e em Ljubljana, na Eslovênia, onde reside atualmente. “Como fotógrafa, vejo que meu papel é estimular as pessoas a conhecer e redescobrir lugares, culturas, próximas ou distantes – de uma perspectiva geográfica ou até mesmo social”, explica. “Transformamos o espaço em que vivemos o tempo todo, e a forma como fazemos isso é bem curiosa; nem sempre paramos para pensar nos hábitos que adotamos durante nossa vida. Fotografar pessoas de diferentes lugares ou situações acaba sendo, pra mim, um exercício constante de descobrir semelhanças e diferenças entre as pessoas e lugares”.

A obra de Ana Luiza Sampaio fica em exposição no Mural Templuz até 02/05.

Projeto do Mural Templuz

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas de Belo Horizonte (MG), o Mural Templuz tem o objetivo de democratizar o acesso à arte e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida e cinzenta da capital mineira. Desde sua criação, em 2011, mais de 50 artistas nacionais e internacionais tiveram seus trabalhos expostos. Alguns deles podem ser conferidos em uma coletânea comemorativa disponível para download gratuito.

O paredão de seis metros de altura onde as obras são instaladas pertence à Templuz, do Grupo Loja Elétrica. Para serem adequadas ao espaço, as obras originais são redimensionadas por meio de plotagem e instaladas por uma equipe de rapel. O serviço é realizado pela Hiper Graphic Digital.

#muraltempluz #fotografia

Mural Templuz:

Obra: “Inverno em Pingyao” – Ana Luiza Sampaio

Data: até 02/05

Local: Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, Sion – Belo Horizonte – MG