A oficina ministrada pela estilista Livia Limp, que há 30 anos trabalha com o reaproveitamento de roupas, proporcionará ao público um novo olhar sobre a indústria têxtil. A proposta é ensinar técnicas capazes de transformar uma peça antiga em algo completamente novo.

Oficina Upcycling - O cluster - Crédito Eduardo Magalhães

O público que for conferir O Cluster, que promove uma edição especial com o tema Meio Ambiente no domingo (04/06), das 14h às 21h, na Casa Bernardi. Além de apresentar iniciativas das mais diversas áreas voltadas para a temática, a programação ainda conta com a exibição de filme e uma mostra fotográfica relacionadas à causa ambiental. O público ainda terá a oportunidade de participar de uma oficina gratuita de upcycling, ministrada pela estilista e artista Livia Limp. Durante a atividade, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas capazes de transformar peças antigas em novas opções de vestuário, atuando assim na redução do lixo têxtil e criação de possibilidades estéticas completamente inusitadas, estimulando também a criatividade do público.

Oficina Upcycling 02- O cluster - Crédito Eduardo Magalhães

A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a indústria petrolífera. Criar espaços que dão visibilidade a alternativas que respeitem o meio ambiente, é de vital importância para Livia, ” O reaproveitamento de roupas usadas é uma forma de atuação no enfrentamento do problema socioambiental e, também, uma prática que nos coloca em uma temporalidade mais slow, menos frenética, com mais atenção ao que nos cerca”, conta a estilista, enfatizando questionamentos que deveriam ser mais frequentes entre os consumidores como as  condições de trabalho dos agricultores do algodão usado na fabricação do tecido ou dos funcionários que trabalham nas confecções.

A partir da aprendizagem das técnicas Upcycling e o desenvolvimento do olhar crítico em relação ao que se veste, o público da oficina terá a oportunidade desenvolver-se além da esfera pessoal, passando a abarcar questões globais.

Oficina Upcycling 03 - O cluster - Crédito Eduardo Magalhães

A oficina é destinada a todos que tiverem interesse em aprender como reutilizar roupas, sem precisar ter o conhecimento prévio em corte e costura. Além da questão central, que é a sustentabilidade, a atividade trabalhará, também, com a dimensão estética, “pois é onde você pode reinventar normas, explorando o desdobramentos de uma forma já existente em outra completamente nova”, conta Limp.

Livia Limp

Livia Limp é estilista e artista visual que dedica-se à divulgação de um novo olhar sobre o ato de vestir. Nas oficinas que ministra e em sua produção de peças do vestuário busca compartilhar o conceito de reinvenção, tanto para roupas já existentes (usadas ou não) como para objetos do cotidiano que podem ser integrados a indumentária. Há mais de 30 anos pesquisa outras formas de produzir roupas, buscando desconstruir crenças consumistas e de preconceitos em relação a gênero, tipo físico, raça, idade.

Oficina Upcycling 04 - O cluster - Crédito Eduardo Magalhães

O Cluster

Sucesso no Rio de Janeiro desde 2012 – ano em que foi criado, o evento propõe seguir na contramão do consumo desenfreado, procurando abrir espaço para o novo, possibilitando uma integração multicultural, de diversas áreas. Um convite ao inédito, ao inusitado e ao surpreendente, os eventos O Cluster recebem criações de novos estilistas, deliciosos e exclusivos pratos preparados por chefs de cozinha, feiras de vinis, além de intervenções e performances artísticas. O Cluster se consolidou como um espaço onde é possível encontrar o que há de mais novo na moda carioca, se posicionando como um evento onde todas as experimentações são permitidas e fazendo essa ponte entre os criadores e o público. Em três anos, reuniu em 22 edições mais de 80.000 pessoas ávidas por novidades, registrando em média um público de 4.000 pessoas por edição envolvendo aproximadamente 50 marcas e mais de 100 pessoas trabalhando indiretamente. Em 2017, o evento chegará em Recife.

Oficina de Upcycling com Lívia Limp

Data:  04 de junho, três turmas: 15h30, 17h e 19h

Local: Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim)
Entrada Franca – Os interessados  deverão levar peças de roupas ou tecidos para serem customizados durante a oficina.

O Cluster – Edição Especial Meio Ambiente

Data: 4 de junho (domingo)das 14h às 21h
Local: Casa Bernardi (rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim)
Entrada Franca
Informações: www.ocluster.com.br contato@ocluster.com.br

facebook: https://www.facebook.com/events/201704843677634/

Fotos Divulgação | Eduardo Magalhães

@adupla