Conheça o Hygge, moda que tem feito a cabeça de entusiastas do décor e se aplica ao nosso inverno.

Com uma proposta de estilo de vida mais acolhedor e natural, o Hygge (lê-se ‘rîgue’), gênero de decoração que tem feito sucesso entre os amantes de arquitetura ao redor do mundo, nasceu na Dinamarca e carrega consigo um conceito escandinavo, difundido principalmente nos países mais frios. Por não possuir uma tradução exata para o português, a tendência pode ser lida como um sentimento de bem-estar e felicidade que surge junto dos pequenos prazeres da vida.

A arquiteta Leila Dionizios, admiradora do estilo, diz que “O Hygge, na verdade, é o estar entre família curtindo um bom vinho ou momentos simples. Transpondo isso para decoração, representa ambientes aconchegantes e acolhedores, o qual é pensado para ser usado com pessoas queridas”.

Calor e conexões

Além disso, ele é uma tendência que torna os lares mais quentes, fazendo com que os moradores se sintam mais felizes e mais conectados com a morada! “Ele se contrapõe a vida agitada, dando valor as pequenas coisas. A conexão com os antepassados também é algo muito presente nesse estilo, já que móveis de família, relíquias e adornos vintage, também se fazem presentes”, completa Dionizios.

Não é preciso estar, necessariamente, em uma cidade fria para poder aderir a decoração Hygge, sendo possível, também, aplica-la em qualquer cômodo da casa. Materiais como madeira, madeira de demolição, muitas almofadas, velas, tons pasteis e mais naturais, como verde e cores cruas, proporcionam o ar de aconchego e paz que fazem o sucesso dessa tendência.

 Jogos de texturas

Outro diferencial do estilo, e um dos mais elegantes, é o jogo de texturas com lã, linho e algodão, além de toques fundamentais de pedras e paisagismo! Pensando nisso, Leila Dionizios selecionou projetos idealizados por ela que servem como inspiração para quem deseja integrar a tendência em suas residências, confira:

Living

 

Completamente em tons off-white, este quarto esbanja conforto. Dispondo de uma prateleira recheada de livros que possuem valor sentimental para os moradores, além de uma aconchegante manta de pelinhos, o espaço reflete tudo aquilo que o estilo Hygge propõe: tranquilidade e nostalgia!

img

Pedras e cores cruas compõem, de forma ideal, este Living sofisticado e moderno. Além disso, confortáveis almofadas, dispostas no sofá Carbono por Marcus Ferreira, criam o ambiente perfeito para relaxar e se sentir “em casa”.

img (1)

A madeira, uma das texturas naturais mais importantes nessa maneira de decoração, aquece o ambiente e o torna mais convidativo. Objetos de design cheios de memória, plantas, e um tapete felpudo, completam o décor puro e sossegado deste sótão, lugar ideal para receber amigos e família.

#decoração #conceitoescandinavo #tendência

 

Fotos Divulgação