Tradicional concurso fotográfico prestigia a agricultura no continente sul-americano; nesta edição foram inscritas 1.592 imagens. 

FotovencedoraAlbertoElias 

Foto vencedora da categoria “Máquinas” do argentino Alberto Elias.

Belo Horizonte é a nova sede da exposição itinerante do 12º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. De 8 de agosto a 10 de setembro, os visitantes da Casa Fiat de Cultura poderão conhecer a diversificada e eficiente agricultura da América do Sul, seguindo o mesmo sucesso conferido pelo público de Curitiba e Ponta Grossa, ambas cidades do Paraná onde a exposição esteve presente. As 32 fotografias que compõem a mostra retratam a relação do homem com a terra: o trabalho e a paixão que move a agricultura, a rotina da vida rural, a simplicidade e modernidade que estão em consonância. A entrada é gratuita.

Vencedores nas diversas categorias

O grande vencedor desta edição, na categoria “Profissionais”, foi o brasileiro Sérgio Ranalli com a foto “O agricultor observa o céu de geada”. Na categoria “Aficionados”, para fotógrafos amadores, o concurso premiou o também brasileiro Flávio Benedito Conceição com a fotografia “Raios de sol sobre o trigo”.

O repórter fotográfico argentino Alberto Alejandro Elias foi o vencedor na categoria “Máquinas – Profissionais”, com a imagem “Poder”, enquanto Verkuyl Victor Marcelo, também da Argentina, venceu na categoria “Máquinas – Aficionados”, com a foto “Cuando el sol pierde su bravura”. Além da oportunidade de mostrar suas fotos em uma exposição itinerante, os vencedores receberam prêmios em dinheiro: 15 mil reais para “Profissionais” e 5 mil reais para “Aficcionados”.

Os jurados escolheram outras 28 imagens entre as 1.592 inscritas para formar a exposição de fotógrafos de diversos países. O júri da 12ª edição do concurso é formado por representantes do setor público, jornalistas, fotógrafos e profissionais da área cultural.

Criado em 2003, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é hoje um dos principais da América do Sul nessa categoria. Desde então foram inscritas cerca de 21 mil imagens e realizadas 190 exposições em 105 cidades de cinco países, para um público de aproximadamente 500 mil pessoas.

A premiação

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e patrocinado pela New Holland e pelo Banco CNH Industrial, com realização da Mano a Mano Produções Artísticas. Em Belo Horizonte, a exposição conta com o apoio da Casa Fiat de Cultura, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos repórteres fotográficos, o projeto passou a premiar também fotógrafos não profissionais — pessoas aficionadas pela fotografia. Inicialmente restrito ao Brasil, o concurso foi ampliado primeiramente para o Mercosul e, ao completar dez anos, para toda a América do Sul, tornando-se um dos mais importantes concursos fotográficos desses países. Além da premiação, o projeto realiza exposições fotográficas itinerantes pelas cidades dos países participantes.

Serviço
Exposição do 12º Prêmio New Holland Fotojornalismo
Local: 
Casa Fiat de Cultura, Piccola Galleria
Praça da Liberdade, 10, bairro Funcionários
Belo Horizonte (MG)
(31)3289-8900
Data: 8 de agosto a 10 de setembro de 2017
Entrada gratuita

http://www.casafiatdecultura.com.br/