Instalação do fotógrafo Márcio Rodrigues estará no Minas Trend 2017. O objetivo é alertar sobre a importância da mamografia para aumentar as chances de cura do câncer de mama.

 

amanda Fiori2
Amanda Fiori

“Se você quer usar o shampoo que ela usa, porque não fazer o exame que ela faz?”. “Se vc quer vestir a roupa que ela veste, porque não fazer o exame que ela faz ?” Essa é a provocação da instalação “Minhas amigas do Peito”, criada pelo fotógrafo Márcio Rodrigues em homenagem ao Outubro Rosa e que poderá ser vista no Minas Trend 2017.

bruna britto 2
Bruna Britto
Carmelita
Carmelita

 

A instalação é formada por fotografias de modelos famosas, que posavam para o fotógrafo sempre que terminavam o trabalho do dia. Enquanto esperavam o táxi que iria levá-las ao aeroporto, Márcio montava uma luz e fazia uma foto para postar no Instagram. Com o tempo, todas que chegavam para o job do dia, passaram a pedir para serem fotografadas para o “After Job”, nome do projeto que originou a instalação.

Gracie Hans 2
Gracie Hans
Karen Marinovich3
Karen Marinovich

Contribuição para a campanha

Inspirado no trabalho do também fotógrafo Bob Wolfenson, que na década de oitenta tinha um projeto chamado “Amigas do Peito”, Márcio começou a fotografar as modelos de seios de fora como contribuição à campanha Outubro Rosa, de Prevenção ao Câncer de Mama. Há dois anos passou a postá-las no Instagram, com uma tarja rosa cobrindo os mamilos e um texto de alerta sobre a importância da mamografia para o sucesso na cura dessa doença, que acomete mulheres de todo o mundo.

Jackie Sartori 2
Jackie Sartori

Com esse projeto, Márcio pretende chamar a atenção para o fato das mulheres serem “modelos” de tantos produtos. “ Se há tantas pessoas que se espelham nelas para o consumo de bens, por que não se espelhar nelas e passar a fazer a mamografia na faixa etária adequada? questiona ele. O grande mérito das imagens é retratar a confiança das modelos que se propuseram a participar de um projeto social e de promoção da saúde. Muitas delas nunca haviam posado com os seios à mostra.

Leticia Lamb
Letícia Lamb
Mari Coldebela
Mari Coldebela

Importância da mamografia

E foi motivado pela preocupação do fotógrafo em divulgar a importância da mamografia para a identificação precoce do câncer de mama que o ex-secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge, que na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é um dos membros da Comissão de Saúde, fez um apelo à organização do Minas Trend para que a instalação fizesse parte da programação oficial do evento, no que foi prontamente atendido. Junto a ela, cartilhas explicativas serão distribuídas durante o credenciamento dos participantes para que a informação correta, aliada à ação, consiga fazer com que as mulheres cuidem ainda mais da própria saúde. Prevenção nunca sai de moda!

Minas Trend

De 03 a 06 de outubro 2017

Expominas | Belo Horizonte MG |http://www.minastrend.com.br/